Como identificar os sinais do trabalho de parto?
Muitas vezes as mulheres têm dúvidas sobre como elas vão reconhecer se elas estão ou não entrando em trabalho de parto. Normalmente, o início do trabalho de parto acontece de duas formas:
• Início do trabalho de parto com contrações
A mulher começa a ter contrações regulares, fortes, diferentes daquelas que ela tinha durante a gravidez, que eram chamadas de contrações de treinamento.
• Rotura da bolsa
Quando acontece o rompimento da bolsa de águas ou bolsa amniótica
Como é mais comum do trabalho de parto começar?
Ao contrário do que muita gente pensa, a maioria das mulheres entra em trabalho de parto sem ter rompido a bolsa. Apenas 20% das vezes o trabalho de parto começa pelo rompimento. Em 80% dos casos, a mulher entra em trabalho de parto com contrações e o rompimento da bolsa acontece ao longo da evolução do trabalho de parto.
Minha bolsa rompeu. Em quanto tempo entrarei em trabalho de parto?
Normalmente, a gestante entra em trabalho de parto, com contrações efetivas, de 6 a 8 horas após o rompimento da bolsa.
Com o acompanhamento adequado, sabemos que problemas como hemorragia materna, taxas de infecção, óbito materno e neonatal e complicações respiratórias neonatais são menores.
Como eu identifico as contrações do trabalho de parto?
Quando o trabalho de parto começa com contrações, essas contrações vão pegando ritmo ao longo do tempo. Pode começar, por exemplo, a cada 30 minutos, depois a cada 20 minutos. Pode ter alguma irregularidade e até parar por algumas horas e, depois, começar de novo. Até que, em algum momento elas adquirem ritmo e ficam com intervalos a cada cinco minutos, depois quatro, três…
Em geral, quando a gestante está com contrações regulares, durante 50 ou 60 segundos, a cada 3 ou 4 minutos, ela está na fase ativa do trabalho de parto do período de dilatação. É neste momento que a gente reconhece que a gestante realmente está em trabalho de parto. Neste momento é muito comum que ela já esteja com alguma dilatação: três, quatro centímetros ou mais.